O que vi ou o que ouvi

    follow me on Twitter

    Coisas da internet

    Textículos

    .

    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

    Os melhores discos de 2008 que eu nunca tinha ouvido falar, introdução

    Fim de ano é um momento especialmente importante para os sabe-tudo metidos a besta. É o tempo em que eles ficam todo ouriçados para fazer e divulgar as suas listas de melhores do ano. É inevitável.

    E isso rola com entendidos de qualquer assunto: os entendidos de moda, de quadrinhos, de cinema, de vinhos, de restaurantes, de informática, e, é claro, de música, todo mundo gosta de inventar suas listinhas em dezembro.

    Agora que todo "conosseur" de alguma coisa pode ter um blog, eles podem destilar à vontade todo o fato de que eles são mais bem informados do que você, leitor. Por isso, o grande prazer das pessoas que fazem listas de melhor de ano é falar que o melhor do ano foi algo que você não faz idéia do que é. Como você não conhece?????

    Pois nesse mês de janeiro, tirei pra "ouvir" 2 listas de melhores discos do ano: a do Music Zeitgeist, que resume o que um monte de blogueiro sabe-tudo diz, e a do Pitchfork Media, basicamente o site mais cabeçudo sobre música de todos.

    Não que eu seja nenhum ignorante em música. Leio o que posso, ouço o que posso, baixo o que posso, mas sem neurose. Mas foi muito interessante ver que, os sabe-tudo de hoje em dia andam tão sabe-tudo que eu não conhecia nem 1/3 dessas listas. E imagino que só alguém muito maluco conheceria, dada a quantidade de maluquices que estão lá. Os sabe-tudo de música estão descontrolados, e cada vez mais obscuros. Eles já não estão entre nós.

    Mas lá veio eu, cabeçudo e resolvi ouvir tudo que eles citaram. Sim, esse mês ouvi mais de 50 discos novos, a maioria de gente que eu não conhecia. E digo a vocês: é difícil ouvir tanta música cabeça. Então resolvi poupar o trabalho de vocês e pelo menos dar uma separada no que quem sabe pode ser legal pra você procurar.

    Nos próximos dias vou passar a limpo as listas dos melhores do ano e dichavar pra vocês o que pode ser interessante dentro de cada gosto musical.

    Até logo.

    Um comentário:

    Pedro disse...

    eu passei o olho na lista da pitchfork e fiquei com preguiça.