Tá a fim de entender a diferença entre os Estados Unidos do Obama e os Estados Unidos do McCain?
Basta ver dois filmes que eu vi recentemente: "Battle In Seatlle" e "Jesus Camp".
"Battle In Seattle", com a Charlize Theron, Woody Harrelson, o Andre 3000 e uma mocinha do Lost, é uma ficção baseada nas manifestações ocorridas em 1998 que estragou uma reunião da Organização Mundial do Comércio. Um bando de ativistas se reúnem pra melar a reunião e a coisa fica muito maior do que eles pensavam. Parece um filme de esquerda. Eles parecem manifestantes comunistas. Mas são limpinhos, bonitinhos, cheios de boas intenções... e no fim das contas são vazios. É a América urbana que hoje idolatra o Obama.
Já
"Jesus Camp" é um brilhante e assustador documentário de observação sobre uma espécie de colônia de férias evangélica que acontece no interiorzão dos Estados Unidos. O filme mostra típicos evangélicos americanos fazendo uma enorme lavagem cerebral em crianças, de modo a torná-las futuros pastores de direita. As crianças abençoam uma foto do Bush, gritam contra o aborto, falam mal do Harry Potter, saem de si. A lavagem funciona e a roça americana segue da mesma forma. É o interiorzão republicano.
Bem, não há dúvidas que o Obama é mais legal, é mais fashion, é mais hype, é mais inteligente, é melhor. Mas vendo esses filmes dá pra entender que isso não quer dizer muita coisa.
"Mastercard Primavera"
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário