O que vi ou o que ouvi

    follow me on Twitter

    Coisas da internet

    Textículos

    .

    sábado, 14 de fevereiro de 2009

    Os Melhores discos de 2008 que eu não conhecia, parte 1 (de 9)


    Subgênero 1) Violõezinhos desafinados

    É o nome que eu dou para o neo-folk, ou o anti-folk, ou o indie-folk, ou alternative-folk, ou o que mais quiserem nomear. O fato é que até pouco tempo atrás roqueiro gostava de guitarra, baixo e bateria, e de repente todo mundo só quer saber de cantores desafinados tocando violãozinho como em sarau da faculdade e músicas estilo Festival da Canção de Nova Era. Nada contra, inclusive tem muita coisa boa rolando, mas esse fenômeno devia ser estudado. Um dia escrevo minha teoria sobre o assunto.

    Na "safra" de 2008, os violõezinhos apareceram bastante. Como na banda mais hype do ano, a chatinha Fleet Foxes (foto), a banda número 1 das duas listas.

    Mas também você pode escutar violõezinhos desafinados em várias obscuridades interessantes, como Bon Iver, The Tallest Man On Earth (uma espécie de Bob Dylan sueco, muito interessante), Bonnie Prince Billy (belo disco esse Lie Down In the Light), Department of Eagles, The Dodos e Sun Kil Moon. Qualquer um desses é muito melhor do que o Fleet Foxes, mas tudo bem. Quem sou eu pra negar a Pitchfork Media e os blogueiros gringos...

    2 comentários:

    Cathwillows disse...

    Bonnie Prince Billy é o carái!
    O que adianta gostar da música se no show temos que ficar mudos? hahahaha

    Abobrinha disse...

    Shhhhhh!!!!! Shhhhhhhh!!!! :-)