O que vi ou o que ouvi

    follow me on Twitter

    Coisas da internet

    Textículos

    .

    sábado, 29 de agosto de 2009

    Blog, coisa de gente velha


    Se você que lê outros blogs não ficou sabendo disso em nenhum, eu te digo agora: os blogs estão morrendo. E não é só esse aqui: todos os blogs. E esse papo anda forte na "blogosfera". E não é invenção: os blogs hoje estão obsoletos, e virou coisa de gente velha.

    Eu, como velhinho de guerra dessa onda, posso dar meu testemunho.

    Nos anos 90 era fanzineiro. Desde 2001 eu brinco com blogs. No começo era algo realmente fascinante: pela primeira vez podia-se publicar coisas para o mundo todo sem precisar entender de internet, sem programar html, sem ter que gastar dinheiro, sem ninguém te dizendo o que você tem que escrever. Power to the people!

    Àquele tempo, eu ficava incentivando todo mundo a ter blog. Nas empresas que eu trabalhava, montava um blog coletivo, explicava como se postava, coisa e tal.

    O mais legal de tudo é que era simples. Páginas simples, só de textos, pessoas escrevendo de forma natural, sem nóia. Blogs não tinham assuntos definidos, você misturava todo tipo de tema, colocava poesia, letra de música, notícia, falava de você, falava dos outros. Mas o mais importante é que as pessoas estavam, por bem ou por mal, voltando a escrever. A humanidade ainda vai sentir saudades desse tempo.

    Os blogs só tinham textos porque era o que dava pra fazer com a internet de anos atrás. Não dava pra ficar enchendo de fotos, muito menos colocar vídeos e coisas assim. Era simples porque só assim dava pra funcionar.

    Com o passar dos anos, os blogs viraram negócio. Apareceram os blogueiros profissionais, desses que sabem de tudo sobre tudo, e publicam tudo antes de todo mundo. Vários. Blogs colaborativos, blogs em portais, coisa e tal. Blog virou fonte de notícia, lugar pra saber de tudo antes. Se antes você contava nos dedos os blogs interessantes, hoje acompanhar todos os blogs interessantes virou missão impossível.

    Além disso, a internet ficou bem mais rapidinha. Aí que começou o problema.

    Para tudo o que servia um blog, coisas melhores apareceram. Pra saber da vida dos outros, temos o Facebook. Pra ver notícias em primeira mão, lá está o twitter. Pra ver fotos, tem o Flickr, pra ver vídeos, o YouTube, pra ouvir música nova, o Myspace, o last.fm. Até os sites de notícias, que antes comiam muita bola, já ficaram mais agilizados e hoje funcionam bem como fonte de notícias. E atualizar isso tudo dá trabalho...

    Os blogs perderam o bonde "social". Ter um blog é uma coisa meio solitária, apesar dos comentários. Não existe, como em todos os sites acima, a coisa de criar uma rede real com pessoas de interesse comum. Não é só o meu blog que é uma ilha. Todos são.

    Aí pergunto. Então, Pra quê serve um blog hoje? Qual o sentido de hoje acompanhar um site em formato de pergaminho virtual, que não se comunica com outras pessoas, e cheio de notícias velhas?

    Aí respondo: blogs bacanas são os mais lentos. São os que pegam uma notícia, uma idéia, e pensam algo em cima. Não os que ficam só postando links, ou querendo correr atrás do bonde que já passou.

    Os blogs continuarão a ser um espaço muito legal. Em breve começará uma espécie de seleção natural, onde só sobrarão os lugares com conteúdo menos novidadeiro e mais analítico.

    Como o blog da Cleycianne, por exemplo, que usa a notícia pra passar a sua mensagem de louvor ao senhor. :-) Esses blogs acho que sempre existirão.

    Vida longa aos blogs!

    Um comentário:

    Assuntinho disse...

    Como é que só hoje conheci este blog ?

    Bom, se blog é coisa de velho eu não sei... eu sei que tenho um (que por sinal faz tempo que não escrevo por falta de inspiração).

    É... eu só funciono se estiver inspirado...

    Parabéns pelo Blog