O que vi ou o que ouvi

    follow me on Twitter

    Coisas da internet

    Textículos

    .

    sábado, 1 de agosto de 2009

    Você não tem trocado não? (ou "Irritando George")


    Cena 1: Londres, 2004.
    Eu, turista acidental, fui tomar umas pints num buteco. Uma caneca de breja custava 2 libras e 76 centavos. Pedi a cerveja e dei 3 libras.
    A atendente calmamente contou moedinhas e me deu 24 centavos de troco.
    Pouco depois fui tomar uma outra caneca. Dei novamente 3 libras.
    A atendente calmamente contou moedinhas e me deu 24 centavos de troco.

    Cena 2: Los Angeles, 2006.
    Eu, novamente turista acidental, tinha acabado de chegar na cidade e precisava dar um telefonema. Mas não tinha moedas pra colocar no orelhão. Entrei numa loja aleatória com 1 dólar na mão e pedi pra trocarem em moedinhas pra mim. A mulher do caixa ficou meio preocupada e disse: "não sei se consigo, mas deixa eu ver". E começou a contar moedas.
    Uma hora percebi que ela estava contando MOEDAS DEMAIS! Aí percebi que a moça tinha me entendido errado e iria trocar 10 dólares em moedas! Desfeito o mal-entendido, ela trocou minha notinha de 1 e todos saímos felizes.

    Cena 3: São Paulo, 2009

    Peguei um táxi de noite. A corrida deu 38 reais. Dei ao taxista uma nota de 50. O taxista logo disse:

    Taxista: - Mas você não tem trocado não?
    Eu: - Eu não!
    (pausa)
    Taxista: Mas eu não tenho troco.
    Eu: Olha, dinheiro que eu tenho é esse. Se você não tem troco você pode passar aqui depois com o troco que eu te dou o dinheiro.
    Táxi: Peraí
    (pausa)
    E o taxista "achou" uma gavetinha de cinzeiro cheio de troco, e me entrega, fazendo cara feia.

    Ficam então as perguntas:

    * Por que o comerciante brasileiro acha que eu tenho a obrigação de pagar com dinheiro trocado? Desde quanto isso é problema meu?
    * Por que os comerciantes vêem uma nota de 50 e fazem cara de quem viu um monstro devorador?
    * Por que os comerciantes perguntam "Você não tem trocado não?" mesmo quando eles tem troco no caixa?


    Quer saber? Isso me irrita MUITO!

    Um comentário:

    Cathwillows disse...

    Aeeee! Voltou!
    E vc tem toda razão em ficar irritado!
    Nego é muito folgado sem noção!