No melhor estilo "Celebrity Deathmatch", vejamos como foram os capítulos anteriores dessa emocionante disputa:
Round 1: nascimento
Walter nasceu em berço de ouro. Filho de banqueiro, já saiu da barriga da mãe com a vida ganha. Fernando Meirelles não deve ter passado necessidade, mas deve ter tido que se contentar com uma vida de classe média alta paupérrima perto da de Walter.
Walter 1 x Fernando 0.
Round 2: década de 80, primeiros trabalhos
Empate justíssimo. Os dois fizeram trabalhos ótimos na juventude, mesmo em áreas diferentes. Walter, obviamente com mais influência no mundo, conseguiu entrar no mundo dos documentários e da TV. A série sobre o japão feita para a TV Manchete é uma das melhores reportagens que o Brasil já viu na telinha. No documentário Walter aprendeu muito do seu estilo, e é dali que ele tira a verdade de seus filmes. Já Fernando Meirelles também se deu muito bem quando jovem. Juntou os amigos de faculdade, montou uma produtorinha (Olhar Eletrônico) e caiu na videoarte e na TV independente. Fez videoartes interessantíssimas, trabalhou com o Goulart de Andrade e fez história como o Valdeci, o cameraman do repórter Ernesto Varela. Da videoarte acho que saiu a decupagem livre, a montagem esperta e a leveza de seus filmes.
Walter 2 x Fernando 1.
Round 3: década de 90, publicidade
Fernando Collor acabou com o cinema nacional em 1990. O único jeito de pegar uma câmera pra filmar era fazendo comerciais. Os dois fizeram. Walter fez muito bem, como aqueles comerciais de Free históricos. Mas Fernando se deu muito melhor. Remontou sua produtora, agora O2, e se transformou no maior diretor de comerciais que o Brasil já teve. A O2 virou a maior produtora de filmes das nossas bandas. Filmou centenas e centenas de comerciais. Um dos clássicos é a série "não é assim uma brastemp". Ali Fernando realmente ganhou lastro pra fazer cinema de verdade.
Resultado: Walter 2 x Fernando 2.
Round 4: primeiros longas
O primeiro longa de Walter Salles já foi ambicioso. "A Grande Arte" era falado em inglês e queria rodar o mundo. Mas afundou. Fernando Meirelles começou quieto: co-dirigiu um filme comercial, "Menino Maluquinho 2" e fez um filme baratex, o "Domésticas". Mas a essa hora, Walter também tinha feito o seu primeiro filme de arte, o sensacional "Terra Estrangeira". Com esse filme, Walter ganha qualquer disputa.
Walter 3 x Fernando 2.
Round 4: terceiro longa
Os terceiros filmes de Walter e Fernando são basicamente os filmes mais bem sucedidos que o Brasil já fez. "Central do Brasil" de Walter, foi o primeiro filme brasileiro a realmente voltar a ser considerado no mundo. Ganhou Urso de Ouro em Berlim, ganhou Globo de Ourou e indicou Fernanda Montenegro ao Oscar de melhor atriz falando português e tudo. De fato, o filme é um clássico.
Mas a porteira que Walter abriu o Fernando deu a bica e escancarou 4 anos depois. "Cidade de Deus" não foi só um sucesso de público e de crítica, como virou um marco do cinema mundial. Ganhou 4 indicações ao Oscar, incluindo a de melhor diretor, e passou a influenciar muitos cineastas por todo o mundo. Fernando virou "o cara" em todo o mundo. Ponto pra ele.
Walter 3 x Fernando 3
Round 5: carreira internacional
Depois de Central do Brasil, Walter ainda fez uma "continuação" mal sucedida, "Abril Despedaçado" antes de partir pra gringa. O primeiro projeto internacional foi tão somente filmar a juventude de Che Guevara. "Diário de Motocicleta" ficou ótimo, ganhou o Oscar de melhor trilha, mas não foi nenhum estouro. Mas daí ele foi convidado a fazer um filme comercial de verdade, esquema hollywood. Pra quê? Acabou cometendo o constrangedor "Água Negra", um filme que mesmo entre os filmes de terror comerciais é um lixo. Ciente da cagada que fez, Walter se recolhe.
Já Fernando se deu melhor. Em vez de ir pra Hollywood, aceitou fazer um projeto inglês, o "Jardineiro Fiel". Era o típico filme de Oscar, dramalhão "consciente", com cenas na áfrica, crítica social e corporativa e tudo mais. Não foi nenhum estouro, mas não passou em branco: consegiu 4 indicações pro Oscar e levou 1, a de melhor atriz coadjuvante. Ótimo: um diretor que faz uma atriz ganhar um Oscar pode escolher o elenco que quiser pro próximo filme. E Fernando segue como bola da vez.
Walter 3 x Fernando 4
O próximo round está rolando agora. E acho que Walter empatou o jogo.
"Mastercard Primavera"
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário